O mercado de tecnologia é tão maravilhoso, mas tão frenético. Você pisca e surgem novidades. A gente que lute para acompanhá-lo. (hahaha).
Essa demanda e competição no mercado de produtos gera uma onda gigante que promete arrastar aqueles que não souberem mergulhar de cabeça. É por isso que eu trouxe para você uma metodologia ágil que é uma ótima aliada no processo de desenvolvimento de produtos. Estou falando de Design Sprint.
O que é o design sprint?
O Design Sprint é um método desenvolvido no Google para testar ideias baseado em design, considerando a experiência do usuário (UX) como fator essencial para o sucesso de um produto. Utiliza-se a menor quantidade de recursos possível em um ambiente que se aproxime ao máximo da realidade. O Design Sprint pode ser aplicado para encontrar um produto mínimo viável (MVP) ou ser aplicado antes dele.
Leia também: Como se tornar um desenvolvedor
Como funciona o design sprint?
O Design Sprint foi elaborado para ser executado em 5 dias numa espécie de workshop, onde profissionais de produto ficam imersos com o objetivo de finalizar um protótipo testado e validado. O legal desse método é que ele é bastante adaptável, podendo ser executado em um período menor e com menos fases. Mas o recomendado é que nenhuma etapa seja pulada, apenas resumida. Em resumo a metodologia segue essas etapas:
1º Dia: Entender
Profissionais da empresa trocam suas visões sobre o negócio, usuários, tecnologias, concorrentes e métricas de sucesso do produto;
2º Dia: Desenhar
Os participantes individualmente geram ideias e esboços para solucionar o problema;
3º Dia: Decidir
Apresentação dos esboços, levantamento das hipóteses e finalização do conceito a ser prototipado;
Participe: Semana de Produto Crescere – Aulas gratuitas com especialistas do mercado!
4º Dia: Prototipar
A equipe coloca a mão na massa e trabalha na criação de um protótipo que seja o mais real possível para validar o conceito definido anteriormente;
5º Dia: Testar
Os usuários interagem com o protótipo para que a equipe colha os feedbacks e tenha a validação do produto.
Entendeu direitinho como o design sprint ajuda no desenvolvimento de produtos? Bom mesmo é a prática, não é? Então vem aprender essas e outras habilidades no Curso de Produto da Crescere. Para conhecer melhor basta clicar aqui.